Fique Sabendo

Releases

Home > Releases > O Feng Shui e as cores certas para cada ambiente

O Feng Shui e as cores certas para cada ambiente - 23/05/2013

  1. Imprimir
  2. Compatilhar |

A harmonia na casa é essencial para que você se sinta bem e para que as pessoas de sua casa estejam integradas ao próprio lar. O Feng Shui ensina que essa harmonia isola as energias negativas, resultando na sensação de conforto, segurança e pertencimento ao ambiente. E as cores dos ambientes influenciam diretamente em vários aspectos da vida. Segundo o Feng Shui, elas têm o poder de estimular emoções e canalizar ou movimentar energias que permeiam os mais diversos ambientes.

O arquiteto e consultor da Futura Tintas, Carlos Galbe dá dicas simples sobre o que cada cor pode proporcionar ao espaço em que se vive ou trabalha. “Em chinês, Feng Shui significa o “poder dos elementos da natureza”, e é uma técnica que, essencialmente, busca harmonizar os ambientes para uma vida com mais prosperidade, saúde, felicidade e equilíbrio”, ressalta.

 

Dicas de cores no Feng Shui, por Carlos Galbe

- No Feng Shui, o branco deve ser dosado, pois se acredita que ele drene a energia e está relacionado ao luto e à má sorte. Tons pastéis trazem boas energias para dormitórios. Os tons Pêssego e Flamingo, da Futura Tintas, são cores recomendáveis para espaços de dormir em geral e também em asilos, hospitais e clínicas.

- Quartos de crianças estão associados ao elemento “madeira”, que simboliza vida e crescimento. Sendo assim, pode-se utilizar painéis e móveis amadeirados. O amarelo, cor que representa a riqueza, está também ligado à concentração e à comunicação; ele acelera a energia, além de estimular a alegria e espontaneidade. O Amarelo Canário é uma boa cor para salas de estudos e escritórios, pois auxilia na concentração para desenvolvimentos de atividades intelectuais.

- O vermelho e o preto podem ser utilizados para estimular o fluxo de “qi”, que é um conceito essencial da cultura chinesa, significando a força da vida ou energia espiritual. O Vermelho Cardinal é uma boa pedida. Deve-se lembrar que a dosagem do vermelho é importante, pois tudo o que é em excesso não faz bem.

- O preto representa sabedoria, é a cor do elemento água. Ele remete ainda à sofisticação, intelectualidade e conexão espiritual. Entretanto, quando usado em demasia pode levar ao pessimismo.

- O rosa pode ser considerado a união da terra e do céu, do material e do espiritual. O Rosa Vida, também da Futura Tintas, é um tom muito recomendado para pequenos ambientes internos.

- O verde é a cor da família; ele pode ser utilizado para renovar a casa ou iniciar um novo ciclo de vida. O Verde Limão é feito nessas proporções e é recomendado para quartos de crianças, por estar ligado ao elemento madeira. Alinha-se à realização de projetos e objetivos.

- O azul é uma cor recomendada para salas, quartos de casal e espaços de estudo e meditação, a exemplo do Azul Oceano. Esta cor está ligada a sabedoria e ao trabalho. É a cor do romance e representa intenções puras. O Cinza é a uma cor de equilíbrio e, por unir o preto e o branco, está também ligado à solução de conflitos.

 

Simule a pintura com tons do Feng Shui!

Para utilizar as cores citadas no texto em uma simulação de pintura, utilize o Simulador de Decoração Futura Tintas, uma ferramenta que permite criar e adaptar os ambientes com diversas tonalidades, além de calcular a quantidade de tintas necessária para cada obra. As imagens utilizadas para a simulação podem ser tanto as disponibilizas pelo software da Futura, quanto imagens próprias, tiradas do ambiente real onde o usuário pretende pintar. De operação simplificada, programa pode ser acessado por qualquer pessoa: simulador.futuratintas.com.br.

Clique aqui para voltar