Dicas 01.03.2016

Se você não é um especialista em pintura, já deve ter batido aquela dúvida de “qual ferramenta correta para essa superfície?”, não é mesmo? Saiba que este é um detalhe importante e que pode fazer a diferença para obter o resultado perfeito na pintura.

Basicamente, existem dois tipos de ferramentas, as trinchas e os rolos. Cada um possui diversas variações e são específicas para cada tipo de material e tinta. Selecionamos alguns, confira:

Trinchas 

As trinchas são utilizadas para aplicação de látex, esmaltes, vernizes e resinas. São usadas principalmente para pintar detalhes como cantos e recortes de pintura. A escolha de uma trincha com cerdas mais macias ou mais duras irá impactar diretamente no acabamento da tinta. Existem diferentes tipos de cerdas, que proporcionam diferentes qualidades no acabamento. O tamanho das trinchas varia entre ½” e 4”.

Trinchas para alvenaria: O indicado é o uso de trinchas com cerdas gris, ou seja, aquelas cerdas mescladas nas cores branco e cinza, que lembram o grisalho.

Trinchas para Madeiras e Metais: Para superfícies de madeira, utilize trinchas com cerdas pretas. Trinchas para Vernizes: As trinchas de cerdas brancas são as ideais para aplicação de vernizes.

Rolos de lã: Podem ser de lã natural ou sintética. Eles são usados para a aplicação de tintas à base de água em grandes superfícies. Geralmente, são divididos de acordo com o tipo de pelo, espessura do pelo e tamanho. Existem rolos específicos para pintura em superfície lisa, rugosa, para pintura com menos respingo, basta verificar a embalagem.

Rolos de espuma: Os rolos de espuma poliéster são usados para a aplicação de esmaltes e vernizes. Também são divididos de acordo com o tamanho. Este tipo de rolo deve sempre ser lavado com o mesmo solvente utilizado na diluição da tinta, e logo após, com água e sabão.

Com essas dicas fica mais fácil encontrar o material correto para a pintura. Além de permitir o melhor acabamento, o uso dos pincéis certos vai agilizar o trabalho, facilitar a pintura e claro, reforçar a qualidade de todo o processo. Agora que você já sabe tudo sobre pincéis, só falta escolher a tinta de qualidade que a Futura Tintas tem, basta clicar aqui e conhecer todos os nossos produtos.