Decoração 28.04.2016

Quem é que não gosta de uma cama aconchegante e um quarto com personalidade? Com o uso das cabeceiras de cama é possível redecorar o ambiente e torná-lo ainda mais acolhedor e confortável. Uma das principais tendências no momento é o uso das cabeceiras em madeira, muito versáteis e dinâmicas.

Embora sejam fáceis de encontrar e até mesmo podem ser no estilo “faça você mesmo”, é importante atentar para alguns fatores, como o pé direito do quarto. Quanto maior o ambiente, maior pode ser o tamanho da cabeceira, para dar mais amplitude ao ambiente. O oposto também é válido, quanto mais baixo o pé direito, menor deve ser o tamanho, para evitar um ambiente poluído e causar a sensação de pouco espaço.

A altura de instalação também deve ser a ideal, nem muito baixa, para que não fique escondida pelos travesseiros, nem muito alta, para que não fique distante da cama. Na hora de escolher o estilo da cabeceira, abuse da criatividade. Existem modelos com mais texturas, como pallets, ripas de madeira ou com aplicação de letreiros. Se você gosta de um estilo mais moderno e ousado, aposte nos modelos mais horizontais, tons coloridos e com texturas diferentes.

Uma ideia é aproveitar madeiras de móveis antigos e colocá-las direto na parede, deixando um espaço entre elas, como se fossem molduras. Outra tendência é usar a cabeceira como um grande painel, em placas inteiras. Para uma harmonização mais clássica ou, se você busca combinar com outros móveis dos quarto, o ideal é usar tons neutros e com padronagens mais clássicas.

Lembre-se: o que vale é criar uma decoração que combine com você e que ao mesmo tempo seja funcional e confortável e que caiba no seu orçamento. E claro, pode ousar nas roupas de cama para criar um estilo só seu!

Selecionamos algumas inspirações, confira: