Literatura de Cordel

Inspire-se 28.09.2017

A literatura de cordel aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. É uma manifestação artística que expressa a cultura e costumes de uma região com histórias contadas através da poesia e da rima. Além dos textos, outra expressão artística muito vista nos cordéis sãos as gravuras que estampam as capas, geralmente feitas através da técnica de xilogravura. Inclusive a gente já publicou um post aqui no blog falando sobre essa técnica, lembra? Você pode relembrá-la clicando aqui.
O nome “cordel” tem relação com a maneira como esses pequenos folhetos eram comumente expostos para venda antigamente, geralmente pendurados em cordas ou cordéis. Você sabia que existe uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel? Sua sede fica no Rio de Janeiro, mas trata-se de uma entidade literária que reúne os expoentes desse gênero literário típico da Região Nordeste do país. No site deles você encontra a história do Cordel, cordéis digitalizados para você poder ler, dentre outras curiosidades sobre o universo da literatura de cordel. :D Pra acessar, clique aqui.

Ah, e nós também achamos uma matéria bem legal no Youtube que fala mais sobre essa herança cultural tão rica e bonita. Você pode assistir clicando aqui.


Referências imagens: 01 02 03 04 05

comentários

Logo - Futura Tintas

Rua Panambi, 225 – Cumbica - Guarulhos | São Paulo
CEP: 07224-130
Central de Atendimento 0800 773 2900 – Segunda à sexta
E-mail: futura@futuratintas.com.br

Quer conhecer o jeito
Futura de colorir vidas?
Então acesse:
www.unipintor.com.br

Unipintor - Futura Tintas
Agência Milagro