Decoração 18.11.2016

O quarto Montessoriano é baseado no Método Montessoriano, criado por Maria Montessori, por volta de 1907 é muito utilizado até hoje. O objetivo do método é criar um ambiente propício para estimular o aprendizado criativo das crianças. Maria foi a primeira mulher diplomada em medicina na Itália e também era uma importante educadora.

De acordo com o método, o quarto precisa ser um ambiente que estimula a curiosidade e a independência da criança. Para isso, tudo precisa estar na altura dela, os brinquedos, as roupas, espelho e a cama, por exemplo. Assim, a criança pode ter uma visão do seu mundo, o ambiente em que ela vive e fazer atividades diárias desenvolvendo a sua autonomia e senso de organização.

As cores do quarto montessoriano devem ser suaves, porém, o uso de desenhos e figuras nas paredes podem ajudar a despertar a curiosidade dos pequenos. Uma dica é apostar em um tom mais claro ou neutro para todas as paredes e aplicar adesivos decorativos coloridos em uma superfície. Nós temos diversas opções de cores para você escolher com carinho, veja aqui.

A segurança deve ser prioridade na construção de um quarto montessoriano, já que a criança terá acesso a tudo. As tomadas devem ser protegidas ou instaladas em pontos mais altos, evitar móveis com quinas e que podem tombar, substituir materiais de vidro por acrílicos e os espelhos devem ser embutidos.

Veja alguns projetos de quartos montessorianos incríveis: 

Fonte das imagens: Pinterest.