Como combinar tons sóbrios em casa?

Produto 25.05.2016

Com tantas opções de cores alegres e vibrantes, os tons sóbrios geralmente não são os favoritos na hora de pintar os ambientes de casa. Em parte, também porque muita gente tem medo de não conseguir combinar com os móveis. É por isso que selecionamos algumas dicas de harmonizações lindas e fáceis com tons escuros.

A primeira regra é não ter medo. Os tons mais escuros deixam o ambiente mais aconchegante e agradável. Combinados com luzes amarelas e iluminação natural da casa, podem deixar o ambiente ainda mais acolhedor e sofisticado.

ideal é usar cores mais escuras como chocolate, cappuccino e concreto para salas e quartos. Se a casa possui um pé direito alto, melhor ainda, assim garante boa iluminação natural durante o dia e amplitude. E evita aquela sensação de ambiente escuro, motivo que muitas pessoas deixam de lado a cartela de tons mais sóbrios.

A combinação com os móveis também é importante. Se todas as paredes são escuras, aposte em uma mobília em tons mais claros ou neutros, para que se destaquem. O uso de cortinas mais claras e mantas coloridas nos sofás e poltronas podem ajudar a tornar o ambiente mais neutro e clássico. Outro detalhe que importante e pode fazer toda a diferença é a escolha dos tapetes.

Para quem tem medo de ousar, uma sugestão é pintar apenas uma parede com um tom mais escuro que o restante. Assim, ela ganha destaque e pode ser complementada com espelhos, quadros e poltronas coloridas.

Selecionamos algumas inspirações para você ousar sem medo!

Quer conferir todos as cores sóbrias da Futura Tintas? Confira aqui.